O que é a faixa de möbius


   Aplicações práticas palpáveis e concretas para a faixa de möbius, não existem. No entanto em estudos, principalmente na Astronomia, há muitas aplicações para a “fita de möbius” assim como para a "garrafa de Klein". Mais especificamente a descoberta da faixa de Möbius desencadeou uma área inteira e nova de estudo na Matemática... conhecida como topologia
   A topologia é como a geometria sem a escala (as dimensões), é a ciência que trata das superfícies elásticas, e trata os objetos pelas relações que têm entre si, independente de suas dimensões. Assim, para a topologia, um cubo é igual uma esfera, mas ambos são diferentes de uma xícara. 
   Para a topologia, enquanto uma mapa comum é uma figura geométrica, um mapa como o do metrô é um grafo topológico, onde o que importa não são as dimensões reais, mas a ordem das estações e os entroncamentos.
   A faixa de Möbius é uma faixa, espelhada no eixo em que fora "torcida". Ou seja, um espaço não-orientável, identificado, do qual se pode entrar ou sair de um espaço ou superfície, sem "dar a volta".
   A primeira coisa que notamos na Faixa de Moebius é que ela só tem um lado: podemos ir de um ponto de um "lado" da faixa a qualquer ponto do "outro" lado através de um caminho contínuo sem nunca perfurar a superfície nem passar pela fronteira. Então a faixa de Moebius não tem um lado de "dentro" nem de "fora", somente um. Além disso, ela tem uma única borda. Mais interessante ocorre, se tentamos cortar a faixa ao meio. Obtemos um único objeto contínuo: um anel que tem dois meio giros. Esse novo objeto não é uma faixa de Moebius genuína pois possui dois lados distintos. Mas se cortamos a faixa de Moebius numa linha que dista 1/3 da borda, teremos dois anéis entrelaçados: uma verdadeira faixa de Moebius e outro um anel que tem dois meio giros.
   Faixa de Möbius é o nome do blog porque essa foi a maneira que encontrei pra escrever textos que falem sobre o outro, mas não da maneira que estou acostumado a falar.
Aqui eu vou tentar ser um pouco não orientavel, atuando como um componente de fronteira sobre o que eu penso e o que eu quero pensar. 
   Espero conseguir deixar de lado as minhas plurais perspectivas e escolher apenas uma de cada vez. Sei que isso vai ser difícil, por isso sempre irei recorrer a postagens de textos que falem por mim. 
   Esse é um blog homeomorfo, quero que aqui exista uma aplicação entre os vários âmbitos, e que ao encontrar a linha tênue entre os espaços, que essa seja contínua, invertível e a sua inversa seja contínua.


2 comentários:

  1. Excelente texto! Parabéns pela instrepretação matemática com palavras usuais - que se torna inteligível para pessoas de qualquer área - e pela apresentação diferenciada, singular e notória.

    Melina.

    ResponderExcluir
  2. muito bom ....
    é um excelente interpretação !!!
    gostei muito ;D

    ResponderExcluir